Como saber os resultados de cada iniciativa e onde vale a pena investir mais ou menos?
Como saber os resultados de cada iniciativa e onde vale a pena investir mais ou menos?
O primeiro passo é listar todas as ações de marketing que a sua empresa realiza.
Exemplos:
- Site
• Redes sociais
• Publicidade no Google (Adwords)
• Publicidade no Facebook (FaceAds)
• Banners em sites
• Campanhas de e-mail marketing
• Brindes
• Ações de relacionamento (almoços, eventos etc.)
• Publicidade
Agora defina o que mais interessa no momento para a sua empresa:
- Aumentar as vendas;
- Maior visibilidade;
- Promover a marca;
- Lançar um produto;
Respondendo essas perguntas, ficará bem fácil definir o que medir, através dos indicadores de desempenho os KPI´s (Key Performance Indicator, indicador-chave de desempenho).
Você pode medir, por exemplo, o crescimento da sua audiência nas redes sociais, por meio das pessoas curtindo a página e compartilhando o seu conteúdo. Entre as principais métricas, no entanto, está a taxa de conversão em relação ao investimento realizado. Isso quer dizer: analisar quanto você gastou e quanto essa iniciativa rendeu em vendas.
Outro ponto estratégico a ser medido é o número de leads (potenciais clientes) trazidos por cada canal de marketing (site, redes sociais, anúncios etc.). Ou seja, quantas pessoas interessadas chegaram à sua empresa naquele dia, semana ou mês por meio de cada um desses pontos.
Para conseguir rastrear esses números há uma série de ferramentas de monitoramento no mercado. E uma dica importante: o que dá o melhor resultado hoje pode não ser sinônimo de sucesso em alguns meses.
O mercado está em constante transformação e é preciso medir suas ações pelo menos mês a mês.
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Categoria : campanhas , Marketing Digital , Propaganda