A IMPORTÂNCIA DAS CORES PARA O MARKETING
A IMPORTÂNCIA DAS CORES PARA O MARKETING
Estudos mostram que o consumidor utiliza massivamente o critério de avaliação das cores em suas escolhas, isso, é claro, é um processo inconsciente, mas determinante no ato da escolha de um produto ou marca.
Apesar de ser um aspecto subjetivo é de fato muito importante o estudo das cores na hora de criar o que quer que seja desde a identidade visual da sua marca ou de seus produtos. As cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores, influenciando suas escolhas quanto a fatores visuais e até mesmo psicológicos.
As cores têm o poder de captar a atenção do consumidor e dependendo da cor estimulam áreas do cérebro promovendo excitação ou tranquilidade.
Tão relevante é este processo que diversas marcas reconhecidas no mercado se utilizam dessa estratégia.
Por exemplo, a cor vermelha estimula o apetite e é muito usada em restaurantes. A cor azul transmite um senso de segurança e promove a confiança na marca, também estimula a produtividade, é muito utilizada em ambientes corporativos. O amarelo prende a atenção e é muito usado pelas lojas. O verde está associado com a saúde, natureza, tranquilidade e dinheiro, muito usado por marcas ricas e para promover questões ambientais.
A utilização correta das cores pode promover os principais valores do seu produto ou marca e melhorar a sua comunicação com o cliente.
Pesquisas mostram que:
- A cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço.
- 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto.
- 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar, 6% olham a textura e 1% decide pelo som ou pelo cheiro.
- 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca.
- As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Em torno de 62% e 90% dessa avaliação é baseada somente nas cores.
- Anúncios em cores são vistos 42% mais frequentemente que os mesmos anúncios em branco e preto.
- Cores podem melhorar em 73% a compreensão, entre 55% e 68% o aprendizado e em 40% a leitura.
- 2 de 3 consumidores não comprarão um grande produto desejado se este não estiver em sua cor favorita.
- Azul é a cor favorita dos homens (57%) e das mulheres (35%).
- Mulheres conseguem diferenciar até 5x mais cores do que os homens.
As cores são poderosas e influenciam diretamente produtores e consumidores. Entender o significado das cores e saber combiná-las de acordo com o objetivo traçado é mais uma importante estratégia para obter os mais diversos benefícios.
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