As redes sociais em 2015

28/09/2015 por Luan Aguirra
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As redes sociais em 2015

Para saber o que será tendência nos próximos anos é essencial ficar de olho no que está rolando no mercado. Agora nos últimos meses de 2015 é possível analisar a situação das redes sociais no que se refere às ferramentas e ações mais promissoras para este ano.

Continua sendo cada vez mais importante criar engajamento e aumentar o alcance das publicações. O maior desafio dos profissionais de marketing é gerar conteúdo relevante e original, direcionado para o público-alvo, para que possa ser compartilhado. O foco no mobile surge também como a aposta mais promissora.

Saiba quais foram as tendências para as redes sociais em 2015:

Conteúdo Patrocinado

Atualmente fazer campanhas sem definir objetivos com clareza não é o suficiente. As redes sociais mudam constantemente os seus algoritmos, com relação ao engajamento do conteúdo e das campanhas. Com isso, o alcance orgânico dos posts e das próprias campanhas está ficando cada vez mais restrito, principalmente no Facebook e no LinkedIn.

No ano passado, por exemplo,  o Facebook realizou diversas alterações em suas configurações e na usabilidade. A redução do alcance orgânico de forma gradativa é a que causou maior impacto. O alcance orgânico dos posts chegará a apenas 2% dos usuários.

Em 2015, as empresas que pretendem continuar tendo destaque nas redes sociais deverão necessariamente mudar a sua estratégia, buscando estreitar o relacionamento com os usuários. O planejamento com foco em conteúdo de qualidade, para criar ações consideradas relevantes e inovadoras, é essencial para a presença digital da sua marca.

O ano do Mobile

Como já dissemos em outro post, o ano de 2015 já demonstra ser o mais focado no Mobile. O próprio Google esclareceu o novo algoritmo Mobile Friendly, o qual faz com que os sites que possuem layout que se adequam ao dispositivo tenham maior relevância nos resultados do buscador.

Isso demonstra que a tendência de que os consumidores estão cada vez mais ligados às funcionlidades de seus smatphones se concretizou. De acordo com um estudo da eMarketer, nesse ano, cerca de 83% dos acessos à internet serão realizados através dos dispositivos móveis.

Com isso, as marcas são obrigadas a criar formatos responsivos e gerar conteúdo mais adequado e atrativo para os usuários que acessam seu site de dispositivos móveis. Você pode começar a se despedir de acessar a internet pelo seu computador.

Imagem é quase tudo

Os dispositivos móveis tornaram-se ferramentas de lazer e interação. Tendo isso em vista, as melhores redes sociais são aquelas que conseguem funcionar muito bem nos smartphones. A moda de compartilhar fotos, memes e imagens explodiu, principalmente entre os jovens.

Segundo relatório da comScore, o Instagram é a segunda rede social mais usada por 43,1% das pessoas na faixa dos 18 aos 34 anos, enquanto o Snapchat ocupa o terceiro lugar com 32,9%. Este público quer cada vez mais consumir, produzir e publicar informações de maneira rápida, com apenas um clique.

O Instagram é a rede social do momento, que tende a crescer e ser – ainda mais – uma pedra no sapato do Facebook, que há um tempo está saturado e sem grandes inovações, do ponto de vista estratégico. Já o Snapchat parece ser a verdadeira estrela de 2015, pois alia o uso de imagens com o conceito de privacidade de forma relevante.

O poder de alcance de 56 vezes mais que o do Facebook deve-se ao fato de que o Instagram se baseia no instantâneo e as publicações não sofrem restrições pelo EdgeRank. O EdgeRank é o algoritmo do Facebook que analisa as publicações e decide o que vai, ou não, aparecer para cada usuário.

Apostar em conteúdo reduzido com imagens ilustrativas e vídeos curtos é o segredo para fazer sucesso nessas redes sociais, pois ao mesmo tempo em que comunicam de forma eficiente, incentivam o compartilhamento rápido entre os usuários, impulsionando a sua audiência.

Foco no conteúdo

Não é novidade que o marketing de conteúdo tem se tornado o grande centro das atenções. Muitos usuários estão em busca de informações úteis, que possam solucionar problemas, demonstrar dados significativos e ainda serem precisas.

Redes sociais focadas naqueles que sabem o que e quando escrever receberão grande destaque, como o próprio Twitter, que promete o dinamismo da informação com a confiabilidade da confirmação por várias fontes. É interessante lembrar que o Twitter também pretende adaptar a sua agilidade de informação de alguma forma ao usuário, deixando sua atualização menos frenética e colocando uma nova interface.

O marketing de conteúdo será responsável por mais de 50% das conversões em 2015, tornando-se a principal estratégia para aumentar tráfego e conversões.

Social media buttons

Youtube e Google Plus

Enquanto o Youtube é a segunda mídia social mais acessada no Brasil, e o segundo buscador também, conforme ranking elaborado pelo Serasa Experian, o Google+, como já falamos aqui no blog, tornou-se a cidade fantasma e pode estar com seus dias contados.

Apostar no Youtube, portanto, é essencial não somente pelo número de pessoas que acessam, como também pela possibilidade que ele oferece de maior alcance, ao mesmo tempo em que valoriza a identidade da sua marca. Com relação ao Google+ melhor esperar os próximos capítulos dessa novela do Google!

Conclusão

Nunca foram realizadas tantas atualizações nas configurações de todas as redes sociais e, com isso, fortes mudanças acontecerão neste ano.

Fica evidente que as empresas devem realizar um estudo minucioso para poder utilizar as redes sociais como canal de vendas, priorizando àquelas que terão maior destaque, mas não se esquecendo de que é indispensável ouvir as necessidades dos usuários, e como sabemos há tempos, as redes sociais são as melhores ferramentas para isso.

Fonte: midiaboom

Categoria : Agile Marketing , campanhas , Desenvolvimento Web , Diversos , Marketing Digital , Publicidade , Publicidade e Marketing , Redes Sociais , SEO , Social Media , Tecnologia , Tendência WEB , Web Design

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