Inbound Marketing – O que é?
Inbound Marketing – O que é?
A metodologia de inbound marketing foi criada pela Hubpost, em 2006 e tem quatro etapas: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.
Atrair
Essa etapa da metodologia consiste em definir exatamente um perfil de cliente perfeito e atraí-lo para o site. O nome técnico dessa definição de perfil chama-se “persona”, para definir a persona precisamos descobrir o que eles valorizam, o que não gostam, os objetivos, desafios, dificuldades que enfrentam no dia a dia, objeções profissionais, características pessoais, culturais, regionais. Basicamente a persona é a construção daquele perfil de cliente alvo ideal para os produtos e serviços do negócio.
Com a persona bem definida começamos a produzir conteúdo para ela, esse conteúdo tem como foco levar informações, prestar serviço ou até mesmo entreter. O objetivo é ser suficientemente útil a ponto de o cliente perfeito aprender e aplicar melhorias com as suas dicas.
Converter
Através do conteúdo útil publicado no blog, ranqueado no Google e proliferado nas redes sociais os visitantes do site aumentarão gradativamente, o passo a partir de agora é convertê-los em “leads”, ou seja, contatos de oportunidades de negócio. Um lead qualificado tem pelo menos nome, e-mail e telefone do comprador, porém as pessoas não compartilham seus contatos a troco de nada, é aí que entram as “ofertas”. Ofertas no inbound marketing nada mais são do que ebooks, planilhas, manuais, tutoriais mais aprofundados, quadros comparativos que prestam algum tipo de serviço valioso para a persona, ou seja, conteúdo relevante. Para disponibilizar o download desses materiais pedimos o nome, e-mail e telefone do visitante.
Fechar
Atraímos novos visitantes através do blog, maximizamos a conversão de visitantes e leads, agora chegou a hora de aumentar as vendas!
Veja algumas estratégias para aumentar as vendas com o inbound marketing:
CRM: Um software que concentre todos os leads recebidos com as campanhas de inbound marketing é fundamental para manter o controle de todas as oportunidades de negócio que estamos criando. Através do CRM também podemos entender tudo aquilo que ainda está dentro do funil de possibilidades de vendas, a agenda de contatos, troca de informações e- mails, enfim ter uma clareza maior das possibilidades de cada contato.
Workflows: Entender qual momento do processo de compra está o lead recebido é fundamental para disparar ou oferecer o conteúdo e oferta certos. O workflow é uma lógica de automação que mapeia esse comportamento, dispara e oferece conteúdo e ofertas de maneira precisa. A ferramenta de automação do inbound marketing que utilizamos na Goomark é a Hubpost muito eficiente nesse ponto.
E-mail Marketing: É hora de trabalhar em cima de toda a base de contatos que criamos, criando estratégias de disparo de e-mails de conteúdos de qualidade para quem ainda não está pronto para comprar e uma oferta especial para aqueles que já demostraram sinais do desejo de compra.
Encantar
Nossa evolução, as conquistas e bem estar estão literalmente ligados a nossa capacidade de aprender e conquistar sonhos. É disso que se trata essa etapa, mesmo após converter visitantes em leads e agora clientes, vamos continuar entendendo o que nossa persona precisa, oferecendo conteúdo útil, valioso que o ajude no dia a dia.
Essa etapa está diretamente ligada também a manter clientes fiéis e propensos a comprar novos produtos ou serviços do seu negócio.
Conclusão
A metodologia de inbound marketing cobre toda a jornada do processo de compra do cliente, desde quando ele apenas fez uma visita ao site até tornar-se um cliente fiel e comprador dos lançamentos e novidades.
A metodologia consiste principalmente em trazer a audiência online para o seu terreno, site, blog e atacar todas as etapas do processo de compra. O marketing digital tradicional está acostumado a alugar visitantes, você nota isso quando fazemos campanhas pagas no AdWords pagando por clique, além de pagar por uma visita que é deles, tratamos apenas os leads interessados em comprar, o que na verdade representa a minoria dos visitantes de um site.
O inbound marketing é a grande tendência do marketing digital e é uma das apostas da MultiFaces Comunicação, é a metodologia que traz visitantes para o seu domínio e trabalha na parcela desses acessos que realmente podem virara conversões. É a estratégia mais adequada que existe hoje no universo do marketing, principalmente em tempos de crise é fundamental para as pequenas e médias empresas colocarem dinheiro naquilo que trará resultados profundos, duradouros e certos.
Texto original: goomarkpublicidade.com.br
Categoria : campanhas , Desenvolvimento Web , Inbound Marketing , Jobs , Marketing Digital , Propaganda , Publicidade , Publicidade e Marketing , Redes Sociais , Tendência WEB